SEMANA MUN. DO MEIO AMBIENTE - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
05 DE JUNHO: DIA NACIONAL DA RECICLAGEM E DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Publicado em: 05/06/2020 ás 08:00:00

SEMANA MUN. DO MEIO AMBIENTE – 05 DE JUNHO: DIA NACIONAL DA RECICLAGEM E DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Você sabia que entre os dias 1 e 5 de junho é comemorado a Semana do Meio Ambiente e que no dia 5 é comemorado o Dia Nacional da Reciclagem e o Dia Mundial do Meio Ambiente?

O objetivo desta data é para mostrar a você a importância de coletar, separar e destinar os materiais recicláveis, como embalagens plásticas, cartões, peças eletrônicas, etc.

Mas afinal, como funciona reciclagem? Se você reaproveitar os resíduos de um material já utilizado e descartado, estará colaborando para que estes resíduos se tornem um novo produto, gerando economia e redução de custos neste novo processo de produção pois acaba-se gastando menos água, menos energia, etc. Com isso, você ajuda na preservação da natureza e do meio ambiente.

Como eu posso fazer a reciclagem? O primeiro passo é ter a consciência da importância do destino correto que você deve dar ao seu lixo, separando os materiais e certificando-se de que estão sendo destinados corretamente, para isso você deve:

  • Separar em casa três tipos de resíduos: lixo orgânico, material reciclável e material não reciclável;
  • Limpar com água as embalagens usadas, como por exemplo: cerveja, refrigerante, iogurte, garrafas PETs. Assim você evita o acúmulo de insetos e animais que são atraídos por objetos sujos. Além de evitar o mau cheiro.
  • Separar papéis e caixas de papelão, rasga-los e empilhá-los, pois, ocupa menos espaço do que papel ou caixas amassados e jogados. E também facilita o trabalho dos catadores.
  • Sempre que possível você deve amassar as latinhas de alumínio, economizando espaço e contribuindo para a gestão da coleta seletiva.
  • Separar o óleo de cozinha: armazenar em garrafas PET após a utilização do óleo de cozinha, procurar postos de coleta desse produto. Com isso, evita o entupimento do encanamento, contribui para a produção de sabão de limpeza.

Se cada um fizer o seu papel e destinar corretamente cada tipo de lixo vamos colaborar para um meio ambiente melhor e com menos poluição. Fonte: VRP Ambiental, 2020.