SEMANA MUN. DO MEIO AMBIENTE CAMPANHA QUEIMADA URBANA E RURAL É CRIME
CAMPANHA QUEIMADA URBANA E RURAL É CRIME
Publicado em: 04/06/2020 ás 10:00:00

SEMANA MUN. DO MEIO AMBIENTE – CAMPANHA QUEIMADA URBANA E RURAL É CRIME

 

Com o objetivo de incentivar a comunidade a praticar ações de proteção e preservação do meio ambiente, entre os dias 1 e 5 de junho é comemorada a Semana do Meio Ambiente. E durante esta semana você pode aprender a ter hábitos conscientes, que iram ajudar a você proteger a sua família, a si mesmo e ao meio ambiente. Participe e faça a sua parte!

Você sabia que a queima de lixo, ainda que em propriedades particulares é crime? A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, descreve no artigo 54 o crime de poluição, que configura o ato de causar poluição, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais, ou destrua a flora.

Se você tem o hábito de queimar lixo, mesmo que na sua casa, fique atento! Além de estar provocando vários danos ao meio ambiente e até mesmo a saúde das pessoas, você pode levar uma multa e até mesmo ser preso, sob pena de até quatro anos de detenção.

 Provocar incêndio em mata ou floresta pode gerar prisão em flagrante. Os incêndios florestais afetam o meio ambiente, comprometendo a qualidade do solo, da água, da vegetação e do ar. Além disso, a fumaça é toxica e agrava as doenças respiratórias. O Fogo pode ainda secar nascentes e reduzir a disponibilidade de água potável. Ao atingir casas, plantações e a rede elétrica, traz enormes prejuízos socioeconômicas para as famílias e o pior, coloca em risco a vida das pessoas. Sendo assim:

  • Não faça Queimadas sem autorização;
  • Não jogue pontas de cigarro nas estradas;
  • Não faça a queima de lixo doméstico;
  • Não queime o lixo próximo a vegetação;
  • Tome cuidado ao manejar foguetes e focos de artifícios.

Seja consciente! Proteja a vida das pessoas e preserve o meio ambiente. Fonte: VRP Ambiental, 2020.